Formato_web_980x644 (1).jpg

ADIADO!

Encontro online com Joanna Macy

Conversa sobre interdependência e incerteza

O nosso coração está em festa! 

Foi essa expressão que usamos para explicar a Joanna Macy quão felizes ficamos quando ela aceitou o convite de participar de uma conversa online com nossa comunidade. Desde novembro de 2019, Polliana Zocche e eu, Lia Beltrão, temos nos dedicado ao que chamamos de Comunidade de Aprendizagem online do Trabalho Que Reconecta (CA-TQR). E agora teremos a professora-raiz do trabalho conosco. Que alegria!

Esta metodologia, que em seus primórdios, foi chamada por Joanna de Despair Work (Trabalho com o Desespero) surgiu há mais de quatro décadas e, para nós, está mais atual do que nunca. O TQR é um trabalho que nos aproxima da dor que sentimos pelo nosso mundo - toda a raiva, revolta, tristeza, luto pelo que se foi - e nos permite assim entrar em contato com o nosso próprio coração compassivo. Se sofremos, diz Joanna, é porque o que acontece com o planeta e seus habitantes, nos importa. Esse reconhecimento pode ser capaz de direcionar nossa vida em direção ao serviço, ao cuidado - e às vezes chamamos isso de "ativismo".

No entanto há um outro aspecto que também é fundamental nesse movimento em direção ao servir: o reconhecimento da natureza radicalmente interdependente de todos os fenômenos. Este é um conceito chave dentro da filosofia budista - conhecido como originação dependente ou pratityasamutpada - e sua realização é condição fundamental para a própria liberação.  Joanna Macy explorou esse assunto a fundo em seu doutorado e o relacionou com a visão ocidental trazida pela Teoria Geral de Sistemas.

Dentro do escopo do TQR, a visão da originação dependente ou causalidade mútua, como Joanna Macy a apresenta, não é trazida como um assunto acadêmico ou algo a ser estudado. Frequentemente Joanna fala sobre a incerteza e os presentes que ela traz. Uma vez que tudo se influencia mutuamente, sendo ao mesmo tempo causa e efeito, não é possível ter garantias sobre nossos objetivos e metas - mesmo aqueles mais elevados, feitos a partir do mais genuíno desejo de que todos os seres sejam felizes. Saber permanecer no fio da navalha da incerteza, neste lugar sem garantias, como diz Joanna, complementa o coração compassivo. Pedimos a Joanna Macy que conversasse conosco esse tema de difícil compreensão, mas crucial.

O encontro acontecerá via zoom no dia 25 de fevereiro, às 19h

(7pm BRT/2pm PST) e terá tradução simultânea para o português por uma parceira muito querida e experiente tradutora, Jeanne Pilli. 

As inscrições já estão encerradas mas você pode assistir diretamente no Canal do Trabalho Que Reconecta no Youtube, tanto em inglês como em português. 

Sinta-se a vontade para convidar outras pessoas para participar do evento!

É aberto para todo mundo!

Contribuição

O evento tem contruição livre.

Você pode fazer sua contribuição diretamente para Joanna Macy e/ou para a nossa Comunidade de Aprendizagem do TQR para apoiar a realização do evento

Para saber mais:

Joanna Macy

CA-TQR

TQR Brasil 

As artes de divulgação deste evento foi feitas por nosso amigo e parceiro

Gastón Santibáñez, a quem agradecemos!