MEUS PROFESSORES GUIAS

Conheça e vá direto na fonte 

Joanna Macy

 

Ativista, autora e professora, estudiosa do budismo, teoria dos sistemas e ecologia profunda, Joanna Macy é uma voz respeitada em movimentos pela paz, justiça e ecologia por interconectar seus aprendizados nesses campos de conhecimento com mais de seis décadas de ativismo. É a professora-raíz do Trabalho Que Reconecta e atualmente, com 90 anos, vive em São Francisco, nos Estados Unidos.

O TQR é uma metodologia que foi desenvolvida e está sendo colocada em prática há mais de quarenta anos. Ela nasceu como forma de ajudar ativistas ambientais nos anos de 1970, que se encontravam quase sempre imersos em tristeza ou raiva diante do que viam, a gerarem mais lucidez e compaixão. Em um linguajar budista, o TQR pode ser definido como o caminho do Bodisatva traduzido para quem está sofrendo muito com o que está testemunhando no mundo natural, político e social. 

joanna-macy-radical-compassion-naropa-un

Lama Padma Samten

 

Fundador do Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), Lama Padma Samten foi ordenado lama dentro da linhagem Nyingma do budismo tibetano por seu professor Chagdud Tulku Rinpoche. Por 25 anos ele foi professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, se envolveu diretamente em movimentos ecológicos, tendo participado ativamente da discussão e articulação contra o uso de energia nuclear no Brasil. Sua forma de ensinar conecta os ensinamentos budistas diretamente com a ação no mundo, integrando nossa prática individual com a construção do mundo melhor para todos os seres. A partir desta sua visão, sempre em diálogo com os desafios do mundo contemporâneo, surgiram diferentes projetos: a Escola Caminho do Meio e a Escola Vila Verde, o evento 108 horas de Paz, o Instituto Caminho do Meio e a Revista Bodisatva.

 

49195244497_f94e11d1bc_k.jpg

Elizabeth Mattis Namgyel

 

Lama Elizabeth Mattis Namgyel é uma professora da linhagem Nyingma do budismo tibetano. Ela tem estudado e praticado o Darma há 35 anos sob a orientação de seu professor e marido Dzigar Kongtrul Rinpoche e é conhecida por usar a investigação como meio de chegar a um lugar de prática genuína e de despertar. Elizabeth é fascinada pelos ensinamentos mais essenciais do Buda relacionados o princípio natural de pratiyasamutpada, ou originação dependente. É autora de O poder de uma pergunta aberta e A lógica da Fé, ambos publicados pela Lúcida Letra.

49021817502_9e37bbd606_k.jpg